Testemunhos dos participantes e fotografias do retiro de 2009


"O retiro de sociodrama conduzido por Edward Schreiber, discípulo muito próximo de Zerka Moreno, e assistido por Keller Allen esteve repleto de uma magia indescritível.
Assistiram cerca de 45 pessoas provindas do norte a sul de Portugal, a maior parte das quais sem quaisquer conhecimentos prévios de Psicodrama ou de Sociodrama.
O retiro iniciou com um slide show em que se abordou a dimensão cósmica do ser humano e toda a filosofia de J. L. Moreno e os seus paralelos com outras disciplinas e perspectivas. Das primeiras perguntas colocadas ao grupo foi quanto se acreditava no futuro da humanidade e esse axiograma evidenciou uma grande multiplicidade de respostas, embora ficasse claro que a resposta a esta pergunta deriva, em si mesma, de uma escolha consciente que este retiro veio reforçar. Seguiram-se os dois dias e meio de trabalhos intensivos com várias dinâmicas de grupo, que percorreram desde a terapia pela dança, os exercícios sociométricos, socidramáticos e psicodramáticos. Ed modelou um estilo de liderança, que se poderia chamar do século XXI, em que o líder é apenas um facilitador que serve o grupo, conduzindo a um verdadeiro "empowerment" do grupo e de outros líderes.
A música esteve muito presente tanto nos aquecimentos de dança e movimento em que todo o grupo foi activamente envolvido como nas noites de canto e de fado a que o grupo informalmente se dedicou.
O que mais me impressionou foi toda a consistência entre as palavras e os actos, o ambiente de amor e de co-responsabilização que se criou no grupo, e a iniciação profunda e esclarecedora sobre os conceitos fundamentais na teoria de Moreno tais como a espontaneidade, a conserva cultural e a criatividade, o primeiro e o segundo universo, o centro autónomo de cura, a tele, o co-inconsciente e a sociatria.
Trata-se de um contributo inequívoco para o futuro da humanidade e do sociodrama e psicodrama. O próximo retiro de sociodrama e sociatria será entre 24 e 26 de Setembro de 2010 em Lisboa."

Manuela Maciel
(Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e co-organizadora do Retiro)










"Aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2009, o curso intensivo de Sociatria, Sociodrama e Psicodrama, dirigido por Edward Schreiber e Keller Allen, no I Retiro Internacional de Sociodrama. A proposta inicial era tomar contacto com o Psicodrama da Transformação.
Foi feita uma abordagem a algumas ideias de Moreno, como a ideia de Primeiro e Segundo Universo, espontaneidade e criatividade, entre outras.
Houve um constante recurso ao corpo e movimento como veículos comunicacionais, usando a música como suporte. Começou-se assim a despertar a nossa vitalidade criativa e a preparar-se o encontro com o nosso centro autónomo de cura, considerado uma expansão do nosso ser, meta a atingir como a borboleta que sai do casulo.
Foi usada a técnica das três cadeiras ocupadas à vez pelo protagonista da seguinte forma: o protagonista, o problema/a dificuldade, o centro autónomo de cura (que poderá ser ocupada pelo protagonista ou algum ser a quem se reconhece valor e se atribui capacidade de ajuda).
A grande riqueza deste retiro foi a sua estrutura experiencial, que decorreu com uma fluidez excepcional."


Nuno Pires



"As memórias desse fim de semana mágico estão totalmente presentes. Um extraordinário momento no tempo e pessoas extraordinárias. Umas freaks, outras técnicas, o que me surpreendeu e faz acreditar que o mundo está a mudar para melhor. Muita partilha e desenvolvimento. E um imenso sentimento de paz e felicidade. Obrigado :)"

Miguel Soares

"Já passou tanto tempo desde o último Retiro de Sociodrama e, no entanto, tantas recordações ficaram: as emoções que se fizeram sentir naquele fim-de-semana; a esperança de que, apesar do caos a que assistimos, o Mundo caminha para uma mudança para melhor; a certeza que, se quisermos, podemos fazer parte dessa mudança; a liderança calma e segura do Ed; a certeza que se estava a viver um momento especial das nossas vidas e a expectativa do que nos traria o próximo encontro… que está aí à porta!"

Sílvia Vilas