O que é o Sociodrama?


O Sociodrama é uma metodologia para usar nos grupos, socius que significa sócio e drama que significa acção, acção em benefício de outra pessoa. As técnicas de sociodrama fundamentam-se no psicodrama, psique que significa alma, o método que entra na verdade da alma através da acção, criado por Jacob Levy Moreno, o homem que trouxe o riso à psiquiatria, nos anos trinta do século passado. Para Moreno, o encontro, a espontaneidade e a criatividade são as chaves do Psicodrama/Sociodrama.

Os estudos realizados por Yalom (1995) e Waldo ( 1985) dizem que num grupo de Sociodrama as relações do aqui-e-agora têm o poder de restabelecer o auto-conceito dos indivíduos e de refazer as suas competências pessoais e relacionais pelos seguintes factores: Instilação da Esperança através da partilha com os outros e não só com o líder do grupo ; Universalidade que descobrem os membros do grupo, através dos graus de intimidade estabelecidos com os outros; Altruísmo que se desenvolve na relação de ajuda; Recapitulação do grupo familiar inicial, o grupo permite reviver estados emocionais do passado e renascer libertando mecanismos de defesa; Desenvolvimento de Competências Sociais, a aprendizagem social é possível quando há feedback adequado; Comportamento de Imitação, aprendemos uns com os outros através da observação; Aprendizagem Interpessoal, os membros tornam-se conscientes do impacto dos seus comportamentos tanto nos outros como em si próprios; Coesão Grupal que se constrói reconhecendo as semelhanças e resolvendo conflitos; Catarse, possibilidade de expressar em lugar protegido pensamentos e emoções e os Factores Existenciais que se desenvolvem através da profunda reflexão que nasce da intimidade profunda e partilha de sentimentos essenciais. 
O sociodrama trata das questões da relação em grupo, é uma terapia das relações nos grupos: casais, famílias, grupos profissionais, organizacionais e outros. 

A acção, em sociodrama, centra-se no emergente do grupo, trabalhando-o com técnicas dramáticas, focalizando a atenção no aqui e agora, no outro e na ressonância que o outro provoca em cada elemento do grupo e o grupo em cada um dos seus elementos. O Sociodrama facilita o conhecimento das dinâmicas dos grupos, expressão e integração de sentimentos, permite ter novas percepções, aprofunda o auto-conhecimento, treina a empatia, a espontaneidade e a criatividade. Todos estes factores são fundamentais numa perspectiva de inteligências múltiplas , que não se reduzem naturalmente só à inteligência intelectual.
Treina em ambiente educativo e protegido as situações da vida, para criar respostas equilibradas e adaptadas a cada situação.

O sociodrama tem-se desenvolvido com sucesso na Austrália, Áustria, Holanda, Bélgica, Finlândia e Países de Leste.
                                                                                              
Maria Margarida Barros